Festival de Woodstock

Marcadores:

Introdução


    Nos dias 15, 16 e 17 de Agosto de 1969, apenas um mês depois da famosa aterrissagem da Apollo 11 na Lua, o mundo testemunhou outro passo gigante. Dessa vez foi o festival Woodstock. Foi um festival de música anunciado como "Uma Exposição Aquariana: 3 Dias de Paz & Música”. Realizado em uma pequena cidade de Bethel, no estado de Nova York, Estados Unidos.

    Para escutar três dias de música, um encontro que ficou marcado na história, no qual reuniu quase todos os grandes astros da música pop da época em seu palco e uma plateia até então jamais vista, estimada em 500 mil pessoas.


Um pouco de história

    Mesmo que provavelmente não tenha participado dele, você deve ter ouvido falar sobre o evento conhecido como Woodstock. Você deve ter ouvido que houve sexo, drogas e rock'n roll, ou talvez que houve problemas com comida, limpeza, estacionamento, trânsito e até com água potável.

    Conhecido com o mais importante evento de música pop da história, a Feira de Música & Arte Woodstock foi também o ápice do movimento de contracultura que se espalhou pelo mundo, e cujos ideais permanecem vivos na internet.

    Não podemos deixar de reconhecer que 1969 foi o auge da contracultura na América. A contracultura hippie incluía o uso de drogas, protestos antiguerra e anticapitalismo, o conceito de amor livre, o movimento de libertação das mulheres, vida em comunidade e muito mais.

Os Estados Unidos estavam divididos, de um lado estava um grupo de norte-americanos que apoiava o país: adesivos com dizeres "Ame-o ou deixe-o" nos pára-choques e apoio à guerra do Vietnã, porém do outro lado estava o grupo de norte-americanos conhecidos como Hippies: um termo que se tornou conhecido por volta de 1967.

    O rock já era um grande fenômeno. Woodstock foi um festival de músicos da contracultura, como Joan Baez, Grateful Dead, The Who, Jimi Hendrix, Janis Joplin, Crosby, Stills e Nash. Reunir essas bandas e artistas num mesmo lugar transformou o Woodstock num ímã que atraiu pessoas de todo o país.

    Quatro pessoas são as responsáveis pela ideia que resultou no Woodstock: Artie Kornfeld, Michael Lang, John Roberts e Joel Rosenman. Roberts e Roseman eram jovens ricos que queriam uma ideia que os lançasse como empresários. Kornfield trabalhava na Capitol Records e Lang era um promotor de shows que, em Janeiro de 1969, organizou um grande festival (para a época) em Miami, assistido por 40 mil pessoas.

    Lang se uniu com Kornfield e juntos eles tiveram a ideia de outro festival de música, mas precisavam de dinheiro. O advogado (em inglês) deles os levou até Roberts e Roseman e os quatro se conheceram em Fevereiro de 1969.

    Em Março, a Woodstock Ventures Inc. (WVI) foi fundada para organizar o evento. A cidade de Woodstock era uma área rural, no estado de Nova York, que muitos artistas da época haviam escolhido para viver - entre eles, bob Dylan, Janis Joplin, Van Morrison, Jimi Hendrix e The Band. Acabou que o festival aconteceu bem longe dali, em Bethel, uma localidade de vastos campos e perfil conservador.

    Woodstock foi o evento que fez a fama de muitas dessas bandas e que, ao mesmo tempo, mostrou a todos como era grande o apetite do público pela música. Um monte de hippies espalhou o amor e ouviram uma seqüência lendária de bandas durante o Woodstock.

    Mesmo considerado um investimento arriscado, o projeto foi montado tendo em vista retorno financeiro. Os ingressos passaram a ser vendidos em lojas de disco e na área metropolitana de Nova York, ou via correio através de uma caixa postal. Custavam 18 dólares (aproximadamente 75 dólares em valores atuais), ou 24 dólares se adquiridos no dia. No começo de Agosto, aproximadamente 200 mil ingressos tinham sido vendidos antecipadamente, e o que tinha começado como um festival de música para aproximadamente 50 mil pessoas cresceu para 200 mil clientes pagantes, e chegaria a mais do dobro disso.

    O grande problema é que não tinha jeito de aquela área abrigar tanta gente; então, quando os músicos começaram a chegar, o engarrafamento ficou gigantesco. Carros foram abandonados no meio da estrada e as pessoas foram andando para o show.

    No dia do evento, o festival se transformou num evento grátis. Simplesmente não tinha jeito de controlar a multidão, então os organizadores resolveram liberar a entrada. A cerca ao redor do local foi pisoteada e sumiu. Com todas as estradas bloqueadas, os organizadores tiveram de alugar helicópteros do exército para trazer os músicos.

    Na sexta-feira, caiu muita chuva. Os helicópteros estavam sobrevoando a inundação. Centenas de pessoas estavam cortando os pés em garrafas quebradas e em tampas de garrafas. Em três dias de festival, foram registradas três mortes, 400 atendimentos por overdose de LSD e 6 mil casos médicos. Entre a sexta-feira, 15, e o domingo, 18 de Agosto, dois bebês (há quem diga que foram três) nasceram no Festival de Woodstock.

Apresentações
    Trinta e duas apresentações foram realizadas ao longo dos três dias do evento:

Sexta-feira, 15 de Agosto

  • Richie Havens
  • Swami Satchidananda
  • Sweetwater
  • The Incredible String Band
  • Bert Sommer
  • Tim Hardin
  • Ravi Shankar
  • Melanie
  • Arlo Guthrie
  • Joan Baez
Sábado, 16 de Agosto

  • Quill
  • Keef Hartley Band
  • Country Joe McDonald
  • John Sebastian
  • Santana
  • Canned Heat
  • Mountain
  • Grateful Dead
  • Creedence Clearwater Revival
  • Janis Joplin
  • Sly & the Family Stone
  • The Who
  • Jefferson Airplane
Domingo, 17 de Agosto
  • The Grease Band
  • Joe Cocker
  • Country Joe and the Fish
  • Ten Years After
  • The Band
  • Blood, Sweat & Tears
  • Johnny Winter e seu irmão, Edgar Winter
  • Crosby, Stills, Nash & Young
  • Paul Butterfield Blues Band
  • Sha-Na-Na
  • Jimi Hendrix

Imagens do Festival de Woodstock
Clique nas imagens para ampliar.




Bibliografia

http://oglobo.globo.com/cultura/woodstock/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Festival_de_Woodstock
http://en.wikipedia.org/wiki/Woodstock (em inglês)
http://www.doors.com/ftp/intervws/july3.htm (em inglês)
http://lazer.hsw.uol.com.br/woodstock.htm

Sugestões

      Bom pessoal, o texto aparentemente ficou bem grande. Porém, isto não é 'nada' comparado a imensa quantidade de informações contidas na Internet falando sobre o Festival de Woodstock.

      Caso queiram saber mais informações, acessem os links da bibliografia. Lá vocês poderão encontrar maiores informações, links para novos sites e mais conteúdos detalhados. Dica: Clique aqui para ver o post sobre o Movimento Hippie.



Espero que tenham gostado do texto e até a próxima.

Comentários (12)

ta meio atrasado em?

Só foi o momento de maior felicidade da humanidade.

Aneim, podia ter um woodstock de VERDADE aqui no Brasil, ainda existe boas bandas no mundo que querem passar mensgens pa nós.

Muito bom esse post!

Eu sou gamado pelo Woodstock, o documentário é mto foda!


Atenção especial para Ritchie Havens, Jefferson Airplane tocando White Rabbit e Joe Cocker tocando With a little help from my friends!


Rock N' Roll will never die!!!

Hey! Adoro TUDO relacionado à contracultura e em especial à WoodStock. Também escrevi sobre eles e gostaria que você desse uma olhada tbm. Beijos!

http://inthevalentineday.blogspot.com/2010/03/musicmonday_29.html

http://inthevalentineday.blogspot.com/2010/11/bla-bla-bla.html

Agradeço a todos pelos comentários, espero que voltem para conferir mais novidades sobre as Tribos Urbanas! ;)

#/Anne/# .. Muito legal seus textos, deixei um comentário lá para você! Volte sempre para conferir novas matérias.

#/Jujuba/# .. não sei por que comentou que estou atrasado, já que a história nunca teve prazo de validade para ser contada. Agradeço seu comentário

KKKKKKKK³ .. esse Jujuba é muito sem noção mesmo ! --'

me apaixonei nos assuntos aqui descutidos. oq seria dé nos se tivessemos outro Woodstock?

#/djully/# Que bom que você gostou do blog, espero que volte sempre! ;)

Meu nome é Sarah, faço parte da tribo dos Otakus.
Nós somos pessoas muito animadas, em geral gostamos de animes, mangás e cosplays, que é quando uma pessoa se veste igual ao personagem de um anime. Muitos acham que é uma simples fantasia mais fazer um cosplay dá muito trabalho, só para fazer as roupas você gasta em torno de 200 ou 350 reais, e também em muitos casos compramos lentes que também é 300 reais cada. Costumamos se encontrar em Anime Fetivals e em pequenos shows de bandas de música J-Pop. Além desse estilo de música gostamos de K-Pop que é a música coreana. Nós também gostamos muito de games, já que muito deles também tem a presença de personagem de Animes ou em estilo Mangá. Conhecemos muito da cultura japonesa, sua comida, seus estilos e sua história. Acredito que o sonho de qualquer um é ir para o Japão. Nos identificamos através de botons que vendem em qualquer loja de artigos de animes ou no Anime Festival. Tem muito mais, porém não da pra por tudo aqui :)
Bjão

ha quem diga que woodstock foi o cume da liberdade de expressao... ha quem diga que a apois o festival constatou-se q a humanidade n sabe o q é liberdade...sem drogas, sexo... bem...ja eu... acredito que é a historia que faz o que somos hj entao...eh isso

ha quem diga que woodstock foi o cume da liberdade de expressao... ha quem diga que a apois o festival constatou-se q a humanidade n sabe o q é liberdade...sem drogas, sexo... bem...ja eu... acredito que é a historia que faz o que somos hj entao...eh isso