Góticos

Marcadores:

O movimento gótico é uma reação natural do movimento Punk, porém com um refinamento, de certos gostos musicais. São grandes pessimistas de natureza, porém muito românticos, eles tem a capacidade de ver a tristeza e a depressão como uma coisa “boa”, o que para muitos é uma coisa ruim para eles passam ser fundamental. A cultura gótica teve início no Reino Unido durante o final dos anos 70 e início dos anos 80.

Tendo forte influencia do gênero pós-punk, ficou conhecida como "Dark" no Brasil nos anos 80. É uma cultura contemporânea presente em muitos países. A subcultura gótica tem um estilo de vida influenciado de outras tribos, estando a ela associados, principalmente, os gostos musicais dos anos 80 até o presente, um estilo musical voltado para temas como o niilismo, o hedonismo e o lado sombrio ("as trevas").

Um pouco de história

A história do movimento gótico conta com fortes influências primitivas do movimento romântico do século XIX, o Modernismo do século XX, como o Impressionismo, Expressionismo, Surrealismo e Cabaret Culture. No entanto, em meados dos anos 70, na Inglaterra, tem o surgimento da banda Joy Division, que viria a ser chamado de “Gothic Rock”. O líder da banda Ian Curtis traduzia a tristeza e desencanto próprio, mixando acordes clássicos aos sons vibrantes do rock característico desta fase gótica. Nos anos 80 tem a influência dos românticos modernos, sendo assim desta combinação de elementos culturais que nasce o movimento gótico. No entanto não podemos esquecer que a Geração Beat foi uma influência significativa para essa subcultura em meados dos anos 50, tendo um forte apelo artístico e filosófico.

Este movimento não ficou apenas em atitudes estéticas e musicais, o mesmo traduzia uma atitude inovadora diante do mundo, mais interiorizada, expressando o que seus adeptos sentiam com relação à existência. Eles se autodenominavam góticos, pois compartilhavam a mesma paixão pelo som que cultuavam. Como consequência alguns membros procuraram referências de outros períodos, em busca de uma sustentação na arte da Idade Média, e na literatura romântica, principalmente na sua vertente mais sombria. Sem esquecer-se de comentar que esta é uma cultura que traz consigo uma vasta história filosófica e literária em sua "bagagem".

Os góticos se definem como pessoas individualistas, reflexivos, artísticos, introspectivos, sensíveis, não violentos, e geralmente mal-humorados. No entanto, vale destacar que o gótico tem um lado melancólico e carente, o que alguns interpretam como sendo depressivos.

O termo gótico define um estilo arquitetônico medieval das igrejas dos séculos 12 a 15 na Europa. Durante a idade média a invasão de povos bárbaros influenciou a arte européia com imagens de monstros e vampiros. Eles uniram um ideal de literatura romântica com o interesse pela morte e pelo sombrio.

Música

O estilo musical da subcultura gótica também conhecida como "Goth Rock" é um subgênero musical do pós-punk e rock alternativo que se formou durante o final dos anos 70. No entanto, essa subcultura tem influência da música clássica. Essas músicas falam sobre o amor profundo, a sinceridade e não um amor hipócrita, temas ocultos, mitologia, vida, morte, etc. Também traz bandas como Bauhaus, The Sisters of Mercy, Siouxsie and The Banshees, Alien Sex Fiend e a já citada Joy Division, entre outros do período dos anos 80. Na nos anos 90, artistas como London After Midnight, Faith and Muse e Clan of Xymox deram continuidade no constante processo de renovação da subcultura. Há ainda uma variação de estilos que surgem, ou são abrigados no universo da subcultura, como o Dark Ambient.

Moda

Na estética os góticos tem o hábido de usar maquiagens e penteados alternativos, cabelos coloridos, desarrumados, com vestuário, estilo death rock, punk, renascentista e vitoriano, essencialmente baseados na cor preta, muitas vezes com adições coloridas e cheias de acessórios baseadas em filmes futuristas no caso dos cybers goths. Clique aqui para ver o conteúdo completo sobre a moda gótica. (EM BREVE)

Literatura

A literatura gótica teve inicio no século XVIII, na Inglaterra, com a obra O Castelo de Otranto (1764), de Horace Walpole. Vários aspectos característicos devem ser destacados para esse tipo de literatura, os personagens melodramáticos (donzelas, cavaleiros, vilões, os criados), os cenários medievais (castelos, igrejas, florestas, ruínas), os temas e símbolos recorrentes (segredos do passado, manuscritos escondidos, profecias, maldições). Os membros desse movimento começaram a ler autores como Bram Stocker, Edgar Alan Poe, Baudelaire, Rimbaud, entre outros. Muitos passaram a se identificar também com símbolos místicos como as cruzes, pentagramas, entre outras imagens mitológicas.

Outras leituras possíveis da literatura gótica envolvem romances com uso da psicologia do terror, do imaginário sobrenatural, da discussão política, dos aspectos religiosos, das concepções estéticas e filosóficas, além de outras possíveis chaves interpretativas.


Poesias

Através dos poemas góticos é que podemos entender o pensamento de uma pessoa gótica, estes poemas são a mais bela manifestação do sentimento que envolve esta subcultura. A poesia gótica é uma das mais ricas da literatura, combina elementos sentimentais, com aqueles que envolvem a cultura gótica: tumbas, cemitérios, anjos, deuses, astros celestes (estrelas, lua) e tudo que é divino.
Abaixo um exemplo de poesia gótica: Lágrimas depressivas

É assim todo o dia
O sol clareia brando
A lua suaviza meu pranto
Medito sobre minha vida vazia

Lágrimas de suplício
Lágrimas geladas…
Lágrimas desperdiçadas…
Tentando aliviar meu martírio

E eu odeio tudo isso
Odeio sentir essa tortura
Ser seguida por essa amargura
Até já tentei suicídio

Minha lamúria
Meu terror que queima minha alma
Minha mortificação que não me deixa ter calma
Minha eterna fúria

Lágrimas…
Lágrimas de dor
Lágrimas sem amor
Mágoas…

Tentei me afogar
Nessa lamentação inútil
Nesse lamento fútil
Na bruma que disfarça o mar

Mas isso não me protegeu
Só me trouxe mais aflição
Só trouxe minha crucificação
Mas isso não me abateu

Pois, assim como eu
Nesse mundo profano
Sufocado nesse desejo insano
Muita gente morreu…

Nessa imortal depressão.

Cinema e TV

A cultura gótica tem um espaço bem amplo quando o assunto é Cinema e TV. Filmes, séries e até novelas tiveram grandes destaques na mídia. Tais como os filmes Nosferatu, produções de Tim Burton, Drácula de Bram Stoker, Elvira (Rainha das trevas), A Família Addams (o filme), Entrevista com o vampiro, Jovens Bruxas, ou seriados como Família Addams e Os Monstros nos anos 60 e as séries animadas Total Drama Island e Total Drama Action. No Brasil, um notável expoente desta cultura foi a novela Vamp.

Curiosidades

Os góticos tem como filosofia de vida, viver em paz, defendem a ideia de um mundo no qual os góticos não se sintam mais sozinhos, isolados, solitários e julgados, em encontrar uma pessoa que o faça feliz. Muitos acham estranho frequentar cemitérios, até porque não é uma atividade comum, porém eles vão a cemitérios, pois são lugares quietos, ideais para a reflexão, que outros locais não poderiam proporcionar. São seres sociáveis que não julgam "o livro pela capa", escolhem seus amigos pelo que eles são e não por bens materiais. São contra qualquer forma de discriminação, aceitam as diferenças individuais com naturalidade e recebem bem todos que se aproximam, independentemente dos seus valores, situação econômica, raça ou orientação sexual.

Imagens
Clique nas imagens para ampliar. Aguarde a imagem carregar.


Bibliografia


Sugestões

Bem galera, por hoje é isso. Eu dei uma resumida bem grande no texto para não ficar enjoativo. Espero que tenham curtido o tema e que deixem seus comentários avaliando o material. Caso queiram saber mais informações, acessem os links da bibliografia, lá vocês poderão encontrar maiores informações e links para novos sites e mais conteúdos detalhados.

A subcultura gótica é incrivelmente gigantesca, passa por vários aspectos históricos e sociais. Quem estiver interessado em conhecer profundamente essa tribo, aconselho que acessem todos links citados na bibliografia, já que os mesmos contém outros links para todas as informações dessa subcultura.






Comentários (13)

texto mto bom, ajudou mto para o meu trabalho de sociologia
vlw

gostei ate porque eu sou assim e fiquei feliz ao ver esse site

eu sou gótica e já sofri pre-conceito por ser assim meu nome e Emily

os góticos existirão para sempre e esse estilo nunca morrera ´´Emily´´

eu querocer gotiga muito legal bom eu um dia mude de ideia eu queria ser emo eu ja custurei a boca

quando eu erra gotica eu custurei a boca

sou gotico e sempre serei ser. so do jeito que li no site. valew.

muito contribuiu muito para o meu trabalho pra antropologia valeu

Essa materia me ajudou muito com meu trabalho de artes

gostei meuito,sou gótica desde 12 anos de idade,ainda sofro mt preconceito principalmente pela minha familia.Precisei para de usa td preto para que as ofenças diminuissem.É muito ruim ser gótico e ñ poder ser cmo é

Muito legal seu site, vlw msm, ajudou mt no meu trabalho sobre Tribos Urbanas - Rock...
continue com esse site, mt bom msm...
VLW!!!
^^
by: Micaela

Muito obrigado...
seu site ajudou me ajudou muito com o meu trabalho de História sobre Tribos Urbanas - Rock...
Muito obrigada mesmo!!!

JÁ COSTUREI A BOOCA