Hippies

Marcadores:

    Os Hippies eram parte do que se convencionou chamar movimento de contracultura, onde foi originalmente um movimento juvenil que surgiu nos Estados Unidos na década de 60, usado para descrever os beatniks. A ideologia hippie precoce incluíram a valores da contracultura da Geração Beat. Rapidamente se espalhou para outros países ao redor do mundo. Chegou ao Brasil por volta de 1970 e terminou em meados de 1982 a 1990. 
     Alguns criaram seus próprios grupos sociais e comunidades, ouvindo rock psicodélico, abraçou a revolução sexual, e as drogas utilizadas, tais como maconha e LSD para explorar estados alternativos de consciência 


Um pouco de história

      Os Hippies embora almejasse a transformação da sociedade como um todo, através da tomada de consciência, da mudança de atitude e do protesto político, se opunham radicalmente aos valores culturais considerados importantes na sociedade: o trabalho, o patriotismo e nacionalismo, a ascensão social e até mesmo a "estética padrão". Adotavam um modo de vida comunitário ou estilo de vida nômade, negavam o nacionalismo e a Guerra do Vietnã, abraçavam aspectos de religiões como o budismo, hinduísmo, e/ou as religiões das culturas nativas norte-americanas e estavam em desacordo com valores tradicionais da classe média americana.

      Pacifista, o movimento também ficou conhecido como "flower power" e seus lemas mais famosos foram "paz e amor" e "faça amor, não faça guerra".

A moda Hippie e seus valores tiveram um efeito importante sobre a cultura, influenciando a música popular, televisão, cinema, literatura e as artes. Desde o movimento generalizado na década de 60, muitos aspectos da cultura hippie tem sido assimiladas pela sociedade. A religiosidade e a diversidade cultural defendida pelos hippies ganhou ampla aceitação, em conceitos espirituais têm alcançado uma grande audiência. O legado hippie pode ser observado na cultura contemporânea em várias formas - a partir de alimentos saudáveis, festivais de música e arte, a contemporaneidade e os costumes sexuais.

Comportamento
ik
      Os hippies tinham como propósito defender o amor livre e a não violência. O lema "Paz e Amor", expressa bem a postura política dos hippies, que constituíram um movimento por direitos civis, igualdade e antimilitarismo nos moldes da luta de Gandhi e Martin Luther King.

      Sempre em grupos, os hippies tendem a viver em comunidades coletivistas de forma nômade, vivendo e produzindo independentemente dos mercados formais, usam cabelos e barbas mais compridos do que era considerado "elegante" na época do seu surgimento. Muita gente não associada à contracultura considerava os cabelos compridos uma ofensa, em parte por causa da atitude iconoclasta dos hippies, às vezes por acharem "anti-higiênicos" ou os considerarem "coisa de mulher".

      A massa dos hippies eram soldados que voltaram depois de ter contato com os Indianos e a cultura oriental que, a partir desse contato, se inspiraram na religião e no jeito de viver para protestarem.

      Um fato interessante é que a Kombi se tornou um dos símbolos principais da contracultura do movimento hippie, desde 1960 até hoje.


Símbolo da Paz

    Com certeza esse é um dos símbolos mais famosos junto com a cruz cristã, a suástica entre outros. A origem pacifista se deu há uns 50 anos atrás. Foi desenhado para servir de logo para o Comitê de Ação Direta Contra a Guerra Nuclear e para a campanha de Desarmamento Nuclear. Duas organizações inglesas promoveram uma manifestação em Londres encabeçada justamente pelo ícone que, posteriormente, seria conhecido mundialmente.

     O símbolo foi desenhado por Gerald Holtom, a partir da linguagem de bandeiras, por tratar-se de um código universal adotado em toda comunicação marítima, o que, portanto, assinava sua legalidade.


Estilo

     A característica básica da moda Hippie foi o uso das cores quentes. Introduziu o estilo unissex e seu gosto pelo colorido estava associado à cultura psicodélica. As roupas eram em geral estampadas e faziam alusão aos símbolos do movimento: paz e amor, além de flor e motivos orientais. Tanto homens quanto mulheres usavam cabelos longos, repartidos ao meio com ar angelical. Os sapatos e bolsas tinham aspectos artesanais, próprios de culturas não industrializadas.

Gírias
     Abaixo estão algumas gírias bastante conhecidas pelos hippies, atualmente são usadas com menos frequência, mas muitas nunca deixaram de ser usadas.


  • Paz e amor - Tranquilo, tudo bem (!) (?);
  • Arquibaldo - Torcedor de arquibancada;
  • Barra – Dificuldade;
  • Bicho – Amigo;
  • Parada – Negócio;
  • Bicho Grilo – Hippie;
  • Bichogrilês - Idioma dos Hippies;
  • Biônico - Político nomeado pelo governo;
  • Bode – Confusão;
  • Patota – Galera;
  • Capanga – Bolsa;
  • Chacrinha - Conversa sem objetivos;
  • Coroa - pessoa não-jovem (mais de 50 anos);
  • Dar o cano - quebrar compromissos;
  • Dar um giro - sair, passear;
  • Eu tô que tô - Eu Estou bem;
  • Fazer a cabeça - mudar a cabeça de alguém;
  • Parafrentex – Atual;
  • Psicodélico – Estranho;
  • Geraldino - Torcedor de geral;
  • Goiaba – Bobo;
  • Jóia - Tudo bem;
  • Podes crer - Acredite;  Tá bem;
  • Repeteco – Repetição;
  • Cara - pessoa, usado para mulheres e homens;
  • Sacar – entender;
  • Pô - Exclamação de contrariedade;
  • Meu - pessoa, cara;
  • Massa – Legal;
  • Não dá nada - não tem problema;
  • Corta essa! - desiste, muda (exclamação);
  • Mudar a cabeça - mudar o modo de pensar;
  • Acertar as cabeças - combinar (pessoas);
  • Falou e disse - disse tudo;
  • Velha e velho - pai e mãe;
  • Véio – amigo;
  • Caô - conversa fiada; mentira;
  • Falou - Tchau, Até Mais.
Festival de Woodstock

     O principal marco histórico da cultura "hippie" foi o Festival de Woodstock, um grande festival ocorrido no estado de Nova Iorque em 1969, que contou com a participação de artistas de diversos estilos musicais, como o folk, o "rock’n roll" e o blues, todos esses de alguma forma ligados às críticas e à contestação do movimento. Aproveite para ler mais sobre o Festival de Woodstock. Clique aqui para ler mais sobre o Festival de Woodstock.

Imagens do Movimento Hippie
     Clique nas imagens para ampliar.



Bibliografia

http://pessoas.hsw.uol.com.br/hippie.htm
http://en.wikipedia.org/wiki/Hippie (em inglês)
http://fashionbubbles.com/historia-da-moda/tribos-urbanas-movimento-hippie/
http://www.spiner.com.br/modules.php?name=News&file=article&sid=1262
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hippie
 

Sugestões

     Bem galera por hoje é isso. Espero que tenham curtido o texto e as imagens do Movimento que marcou e até hoje influência o modo de agir das pessoas. Particularmente eu prezo muito este movimento, há quem o censure, porém o importante é agir conforme o que pensamos, sempre usando da razão e o bom senso para o bem de tudo e de todos.

    Caso queiram saber mais informações, acessem os links da bibliografia, lá vocês poderão encontrar maiores informações e links para novos sites e mais conteúdos detalhados. Dica: O Link da Wikipédia em inglês contém um vasto conteúdo sobre os Hippies.

 “Onde existir alguém lutando por direitos iguais, por liberdade e pela natureza, ali estará o espírito do movimento Hippie.”. (Autor desconhecido)




Festival de Woodstock

Punks  

Geração Beat

    Envie seu texto!  

Comentários (6)

Mano, muito fera esse texto. Admito que tinha um certo "preconceito" por esta cultura, mas por ignorância pura, pois apesar de ser uma tribos bastante "liberal", eles sabiam viver. Agora vou olhar com outros olhos em relação aos Hippies! Continue sempre assim seu Blog está fera.

Concordo com o "Waallacee! ;D" .. Realmente eles souberam aproveitar a vida. Não obtiveram 100% de exito em seus protetos. Porém ficarão marcado de forma a nunca mais serem esquecidos. Os jovens de hoje em dia deveriam sair mais vezes paras ruas, protestar pelos seus direitos. Um exemplo muito recente foi o ENEM. Não sou Hippie, mas se pudesse eu seria. Ótimo blog, ganharam uma leitora ! =)

Beeeijos.

Obrigado pelos comentários pessoal são os primeiros de muitos que vão passar por aqui. Espero que fiquem sempre ligados nas novidades que vem por aí. ;) .. Em relação ao tema, sim ele foram e sempre serão um marco na história da humanidade. Como muitas outras tribos. Por isso vamos sempre pensar 2x antes de julgar alguém pelo seu modo de ser, ou sua aparência. Não sabemos o que pode acontecer no dia de amanhã conosco! E não deixe de ser ou fazer algo com medo do que as pessoas vão dizer, seja como for, seja você mesmo. Independente de suas escolhas. (Prezando sempre o seu bem estar e o das outras pessoas.)

Forte abraço.

Muito bom esse texto, explica tudo que agente precisa saber sobre o Movimento Hippie e fácil de entender! E vai me ajudar muito no meu trabalho de sociologia na escola sobre tribos urbanas, muito obrigada!:)

Ei pessoal, isso ajudou mt porreiro! ;) Agora posso saber como me tornar numa Young-Hippie :p Thanks, Falou ;p

eu conheço tudo que é tipo de gente, de todas as tribos, e algumas dessas pessoas me chamam de hippie por causa das minhas roupas coloridas ou de rasta por causa dos dreads que uso. Acho as duas associações bem boas... sou compositor de música e minhas tematicas sao o meio ambiente, a sociedade, os sentimentos, as emoções... no entanto meu cabelo é ondulado, e depois de 6 dias em chuva initerruptas dentro de uma barraca os dreads nasceram... nao os fiz para parecer rasta... mas enfim, queria dizer que já toquei de tudo, já toquei hard core, punk rock, rock, mpb e me identifico sim com o movimento hippie, nao tenho problemas com homossexuais e homo afetividade porem sou hetero, namoro uma mulher... essa historia de preconceitos bobos nao ta com nada... o que mais a gente ouve falar e o jargão popular... as pessoas tao sendo influenciadas há muitos anos pela mídia... é bem complicado isso... vai lá Hitler e manda matar, vai lá a globo e diz que bonito é usar verde... e assim vai... por uma nova consciencia planetaria e o alinhamento das esferas!! prestem atenção nos videos que a nasa publica... ha música nas esferas!! há vida em todo o universo!!!